Teatro Municipal Serrador
Rua Senador Dantas . 13
Escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, O Inimigo do Povo é uma obra prima sobre as contradições humanas e a falência do indivíduo diante da unanimidade. Foi esse texto que, apesar de escrito em 1882 é atualíssimo, que o diretor Bruce Gomlevsky escolheu para levar ao palco do Teatro Serrador a partir do dia 15 de maio com um elenco de alunos formandos da CAL.
A peça conta a história do Dr. Stockmann, médico de uma pequena cidade-balneario da Noruega, que, desconfiado das inúmeras doenças que surgem entre a população e os turistas, resolve investigar a qualidade da água local. Depois de vários exames, ele descobre que a água é poluída e imprópria para os banhos públicos, fonte de riqueza de toda a cidade. Com a intenção de revelar toda a verdade para a população através do jornal da cidade, o médico vê seus planos descobertos pelo prefeito, que é seu irmão. Apesar do parentesco, o prefeito coloca toda a cidade contra o médico, pois a revelação do problema com a água seria o fim do balneário e portanto, o fim dos negócios de todos os cidadãos. Assim, apesar de suas boas intenções, o Dr. Stockmann se transforma no inimigo do povo, que passa a ameaçar e agredir sua família e os poucos amigos que ficaram ao seu lado.
Dividido em 5 atos, o drama de Ibsen foi montado pela primeira vez em 1883, em Oslo, e é considerada por muitos a peça mais polêmica do autor de Casa de Bonecas. No Brasil a estreia nos palcos foi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e tinha no elenco a atriz Teresa Raquel.
Henrik Ibsen
Bruce Gomlevsky
Pedro Mantiqueira
Felipe de Barros
Vinícius Fragoso
Russinho
Maria Duarte
Rita Ariani
Pablo Henriques
Ana Gaio
Maria Laura Catão
Marcia Quarti
CAL – Casa das Artes de Laranjeiras